Desde 2007, estamos trabalhando na construção de um programa de parceria do YouTube que permita aos criadores de conteúdo gerar receita pela sua criatividade. Observamos enquanto construíram canais incríveis, que transformaram o YouTube em um destino para notícias, educação e entretenimento para 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo.

Já existem mais de um milhão de canais com geração de renda no YouTube, e o que ouvimos dos parceiros são pedidos por maior flexibilidade na monetização e distribução de conteúdo. Temos trabalhado nisto e queríamos compartilhar algumas coisas que vem por aí.

Hoje estamos lançando, para um grupo pequeno de parceiros, um programa piloto que irá oferecer canais pagos no YouTube com taxas de assinatura a partir de R$3,99 por mês. Todos os canais terão um período gratuito de 14 dias e muitos oferecem descontos nas taxas anuais. Por exemplo, o Vila Sésamo vai apresentar episódios completos em seu canal pago. Você pode encontrar outros canais como estes no YouTube ou consultar essa lista de canais piloto. Uma vez inscrito no seu computador, você poderá assistir aos canais pagos no próprio computador e no seu smartphone, tablet e TV. Em breve, haverá formas de se inscrever também nestes dispositivos.



Este é apenas o começo. Nas próximas semanas, vamos oferecer os canais pagos de forma mais abrangente como uma função de auto-atendimento para os parceiros qualificados. E na medida em que novos canais pagos surgirem, vamos garantir que você consiga encontra-los, assim como temos ajudado você a encontrar e se inscrever nos canais que mais gosta por todo o YouTube.

Assim como o programa de parceria permite aos criadores elevar seus canais a outro patamar, estamos curiosos para ver como esta grande comunidade de criadores vai aproveitar uma nova forma de chegar a sua audiência, os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de cada canal. Esperem ouvir mais de nós, e destas bases, na medida em que recebermos seus comentários e adaptarmos o que estamos oferecendo hoje.

Se você é um parceiro do YouTube interessado na contrução de seu próprio canal pago, você pode saber mais aqui.

Equipe do YouTube