Caso você ainda não tenha notado que há atletas correndo, rastejando e saltando em diversos pontos da nossa página principal hoje, ainda dá tempo de apresentar: estamos felizes em introduzir a vocês os vídeos de um esporte que está crescendo muito no mundo – o parkour. Os vídeos foram selecionados por Julie Angel, conhecida também como SlamCamSpam. Julie é uma cineasta que vive em Londres, na Inglaterra, e cujo trabalho tem sido documentar este esporte nos últimos quatro anos, ao lado do Parkour Generations, uma organização que reúne atletas incríveis da primeira e segunda geração de praticantes dessa modalidade. Os membros se dedicam também a ensinar e divulgar este esporte.

Mas, afinal, o que é o parkour? Dan Edwardes, membro da Parkour Generations, descreve o esporte da seguinte forma:

"Parkour é a arte de se movimentar pelo ambiente usando apenas seu corpo e o que o cerca para se propulsar. Inclui correr, pular, escalar e até rastejar, que é o movimento mais apropriado para o que o esporte prega. O parkour pode ser visto como uma corrida imaginária de obstáculos, em que o objetivo é ultrapasá-los de maneira rápida e eficiente, sem se utilizar de qualquer movimento exterior".

A origem do parkour remonta a Lisses, na França, e sua invenção é creditada a um soldado chamado Raymond Belle, que trabalhou para desenvolver métodos eficientes de "alcançar ou escapar". Ele passou seus conceitos para seu filho, David Belle, que passou a maior parte de sua juventude (34) trabalhando com esses princípios. Um dos vídeos de Julie mostra isso. O esporte, ou disciplina, criou uma série de recursos que foram inspirados em um número considerável de indivíduos e envolveu diversas tradições para chegar aos modernos conceitos conhecidos hoje como parkour. A beleza do esporte e seu apelo podem estar no fato deste não ser diferente de muitas coisas que fazíamos quando éramos crianças, como: correr, pular e rolar. O parkour transforma nossos confinamentos adultos em um grande parquinho.

Notamos um número crescente de perfis de praticantes de parkour em nosso site, por isso estamos orgulhosos em ajudar a divulgar para o mundo essa atividade. A popularidade do esporte deve-se, em partes, ao compartilhamento mundial de vídeos e, com isso, ao YouTube. O parkour pode vir a ser o primeiro esporte no mundo a desenvolver uma relação simbólica com os vídeos na rede.

Esperamos que isso tudo te inspire a saber mais. Mas, antes de sair correndo pelas ruas, por favor: lembre-se que se não for praticado corretamente, o parkour pode ser perigoso. Procure por instrutores experientes antes de começar a praticá-lo!

Allez!

Andrew B. YouTube Sports